CME assina contratos de financiamento para projetos de produção de hidrogénio verde

CME assina contratos de financiamento para projetos de produção de hidrogénio verde

2023-02-15

A CME assinou, a 15 de fevereiro de 2023, 2 contratos de financiamento referentes à implementação de duas unidades de produção de hidrogénio verde, uma no Litoral Centro e outra no Interior Centro, no âmbito do Programa de Apoio à Produção de Hidrogénio Renovável e outros Gases Renováveis, no contexto do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
 
Os projetos H2 Global e H2 Solar, que foram desenvolvidos por uma equipa multidisciplinar, agregando o know-how e expertise de todo o Grupo, foram selecionados de entre mais de 40 candidaturas que estiveram a concurso, confirmando o alinhamento com a estratégia nacional para a descarbonização da economia e da sociedade.

 
Sobre os Projetos
 
H2 Global
Tem por objetivo alavancar a produção de hidrogénio verde na região Centro, a fim de promover a descarbonização do setor da mobilidade e da indústria. Este projeto, desenvolvido com recurso a tecnologia PEM, prevê a implementação de uma estação de abastecimento de veículos pesados e de passageiros e a injeção na rede de distribuição de gás natural, para além do abastecimento à indústria local. Como resultado, procura contribuir para a efetiva descarbonização da indústria e do setor logístico, mais concretamente do transporte de mercadorias de longo curso e do transporte de passageiros.
 
H2 Solar
Tem como objetivo impulsionar o processo de descarbonização de uma indústria que opera de forma contínua, assumindo-se como um consumidor energético intensivo que, não obstante os elevados investimentos já realizados ao nível da produção de energia elétrica renovável e da eficiência energética, é por via do seu processo industrial um importante consumidor de gás natural. O projeto ficará hospedado no interior do perímetro industrial recorrendo à energia elétrica renovável e à água proveniente da Estação de Tratamento de Águas Residuais Industriais, que após o adequado tratamento será utilizada no processo de eletrólise de tecnologia alcalina.
 
 
Em termos de dimensão, os dois projetos representam uma produção de hidrogénio verde com cerca de 7MW de output, os quais garantirão uma produção aproximada de 1.400 ton/a de hidrogénio, o que, por sua vez, corresponde a cerca de 11.600 ton/a de emissões evitadas equivalentes de CO2.
 
No global, estes dois projetos representam um investimento superior a 14M€, com um financiamento superior a 9M€ atribuído pelo Fundo Ambiental, o que equivale a uma taxa de financiamento de cerca de 64%.

Partilha nas redes sociais: