QSA

Sistema de Gestão e Certificações

 

Através da Declaração da Política Integrada, o Grupo ProCME, e a CME em particular, demonstram o compromisso para com a contribuição para uma sociedade mais equilibrada e coesa, assente nos princípios da sustentabilidade.

A integração dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU nos compromissos da nossa organização, é sistematizada através da implementação de um Sistema de Gestão Integrado (abrangendo as vertentes Qualidade, Ambiente, Segurança e Responsabilidade Social) e de um Sistema Anti Suborno & Compliance (que incorpora a vertente da Ética nos Negócios).

 

Ética nos Negócios:

Qualidade:

A Qualidade do serviço é o primeiro dos nossos compromissos para com o objetivo estratégico de crescimento sustentado. Desde sempre, acreditamos que a implementação e manutenção de um sistema de gestão da qualidade seria uma mais-valia na cadeia de valor global, trazendo valor acrescentado, não só para as nossas empresas, mas também junto dos nossos clientes e dos nossos parceiros de negócio. A CME é certificada pela ISO9001 (inicialmente ISO9002) desde 1996.

 

Segurança:

Os nossos trabalhadores são o nosso principal ativo. A qualidade de vida dos nossos trabalhadores é essencial para o cumprimento do objetivo estratégico de crescimento sustentado do Grupo. Asseguramos internamente o serviço de Higiene e Segurança no Trabalho através de uma equipa de profissionais qualificados e habilitados, que analisam as tarefas, avaliam os riscos, definem medidas de prevenção e proteção, formam e informam os nossos trabalhadores, bem como os que operam sob coordenação da nossa organização e acompanham no terreno o cumprimento das regras definidas. A implementação e manutenção do sistema de gestão da Segurança e Saúde no Trabalho é uma ferramenta crucial na prevenção de acidentes de trabalho e/ou doenças profissionais. A CME é certificada pela ISO18001, agora ISO45001, desde 2003.

 

Ambiente:

No Grupo ProCME, temos consciência de que as nossas atividades produzem impactes no Meio Ambiente. Assim, o nosso compromisso com a sustentabilidade só será efetivo, em toda a nossa atuação, se tivermos alinhados com as práticas de Proteção do Ambiente, nomeadamente através da Prevenção da Poluição e da Proteção da Biodiversidade. Sendo os principais Impactes das empresas do Grupo a produção de resíduos e o consumo de recursos naturais (eletricidade e combustível), propomo-nos formar e informar os nossos trabalhadores e demais parceiros de negócio relativamente às obrigações legais e Boas Práticas a observar nestas matérias. A implementação e manutenção do sistema de gestão Ambiental dota-nos de uma metodologia sistemática para identificação e avaliação dos Impactes Ambientais, através da qual definimos as medidas de Prevenção e Mitigação a implementar no dia-a-dia. A CME é certificada pela ISO14001 desde 2004.

 

Outras Certificações:

A CME, na sua procura constante de melhoria contínua, e de transparência, é igualmente certificada segundo os requisitos da norma SA8000 (desde 2013) – Responsabilidade Social - e segundo os requisitos da ISO37001 (desde 2020) – Sistema Anticorrupção. É igualmente certificada de acordo com os requisitos do Regulamento (EU) nº517/2014, Regulamento de Execução (EU) 2015/2067 e com o Decreto Lei nº145/2017 desde 2014.

 

 

Principais Indicadores de Desempenho

 

 

 

Fornecedores

Pode consultar aqui o Regulamento de Fornecedores.
Pode consultar aqui o Procedimento de Avaliação de Fornecedores.