CME desenvolve projeto piloto inovador em TET-MT

CME desenvolve projeto piloto inovador em TET-MT

2022-05-02

A CME desenvolveu um projeto piloto inovador, que consistiu na passagem e ligação em tensão de um cabo de troçada de média tensão (tipo LXHIOZ1S (CBE) 3 X 1 X 120MM/16+50 18/30KV) em bypass com tensor, para alimentação de grandes consumidores que se encontravam sem anel de rede. Os consumidores não sofreram qualquer interrupção de fornecimento de energia, tendo sido garantida a alimentação em permanência dos PTC’s do parque logístico do ALDI, Logispharma e do PT do nó de acesso do IC33 no Montijo (potência envolvida aproximadamente 2500 KVA).
 
Este método possibilitou o deslastre e consignação da rede de média tensão, evitando perturbações e mantendo o fornecimento da energia elétrica, tanto aos consumidores domésticos como à indústria e comércio na zona envolvente, enquanto decorriam os trabalhos de ampliação e modificação da rede elétrica, com inserção de um PT/PS a pleno circuito.
 
Ficou, assim, demonstrado que este procedimento pode ser utilizado tanto em trabalhos programados como em situações de cenário de avaria, evitando a utilização de grupos geradores e, consequentemente, minimizando o uso de combustíveis fósseis e reduzindo o custo da intervenção.
 
De forma a garantir a segurança de pessoas e bens, o cabo foi ensaiado antes da colocação em exploração pela equipa da E-REDES e foi suspenso em estruturas de suporte provisórias. Desta forma foi garantida a distância mínima de segurança ao solo, já que o traçado deste bypass foi feito em várias tipologias de terreno, troços agrícola e urbano/industrial, tendo ainda uma travessia sobre a estrada nacional EN11 de grande tráfego.
 
Este projeto foi executado com sucesso pelas equipas TET-MT da Delegação 1312 STB.

Partilha nas redes sociais: