2024-09-09
O Grupo PROCME, através da sua empresa especializada em projetos de energias renováveis, Tecneira, vai instalar uma central solar fotovoltaica com a potência de 200 MWac/260MWp no município de Villavieja, departamento de Huila, na Colômbia.
Com a licença de conexão à rede garantida pela UPME, em dezembro de 2021, e a recente vitória no leilão de “Cargo por Confiabilidad” de 2024, o projeto encontra-se num estado de desenvolvimento muito avançado e, atualmente, em fase de Avaliação de Impacte Ambiental.
A localização estratégica, caracterizada por um elevado índice de irradiação solar, ausência de comunidades indígenas próximas e topografia favorável à instalação de sistemas de seguimento solar, conferem a este empreendimento uma perspetiva de enorme rentabilidade.
O projeto solar da Tecneira tem recebido ampla aceitação das autoridades locais e nacionais Colombianas, devido à sua contribuição para a diversificação da matriz energética do País.
A construção da central solar será iniciada em agosto de 2025, e entrará em operação comercial em novembro de 2026.
Com um investimento superior a 220 milhões de dólares, o empreendimento representa um marco importante para o grupo ProCME na sua estratégia de internacionalização e aposta no setor das renováveis.