Grupo ProCME e Taguspark vão criar a maior CER em Portugal

Grupo ProCME e Taguspark vão criar a maior CER em Portugal

2021-12-20

O Grupo ProCME e o Taguspark assinaram, no dia 17 de dezembro de 2021, o contrato que vai permitir criar a primeira comunidade de energia solar de maior dimensão em Portugal, composta por 11 participantes.

O projeto arranca já em 2022 e visa a instalação de cerca de 714 módulos fotovoltaicos, distribuídos pela cobertura de nove edifícios localizados no Taguspark, que somam uma potência instalada de 324,9kWp.

Esta comunidade solar irá permitir uma poupança energética de 25% por ano e uma poupança monetária de 18% na aquisição de eletricidade à rede.

Para José Reis Costa, CEO do Grupo ProCME “Esta parceria vem confirmar o alinhamento do Grupo ProCME com a estratégia de transição energética do país, bem como o nosso posicionamento enquanto parceiro de excelência para a implementação das CER em Portugal, ocupando-nos da engenharia, construção, operação e manutenção, de uma forma integrada. Esta CER é a primeira desta dimensão no país, num modelo em que o investimento é 100% realizado pelo Grupo ProCME, gerando poupanças bastante significativas para o Taguspark. Estamos muito orgulhosos por fazer parte desta parceria e cientes de que a implementação desta CER deixa uma porta aberta para a implementação de uma smart city em Oeiras. Consideramos que esta é uma aposta ganha do ponto de vista económico e ambiental, e um enorme passo para a implementação real das CER no país.”

No final de 2020, o Taguspark já tinha anunciado a instalação de 1.566 painéis fotovoltaicos com capacidade para produzir anualmente mais de 1GWh de energia elétrica.

De notar que estes projetos se inserem na missão do Taguspark “Rumo ao Parque Mais Cívico da Europa”, onde um dos pilares tem por objetivo alcançar a independência energética.

Partilha nas redes sociais: